quarta-feira, 22 de setembro de 2010

SISTEMA 5 - CAGED - PARTE 2


Os conceitos de posição local / escala local

Estes termos inter-relacionados descrevem dois tipos de pontos de referência. A “posição local” (“home position”) é uma estrutura valiosa na qual uma variedade de formas visuais (de digitação) e de elementos musicais (de seqüências de notas) podem estar relacionadas. Você pode considerá-la como uma formação dada com a qual pode-se no mínimo, começar a improvisar um solo, mesmo tendo em mente que, se é possível permanecer tocando em uma área delimitada do braço, também será possível mover-se através de outras formações, se você quiser.
Então, ainda que a improvisação avançada lide freqüentemente com uma grande variedade de elementos musicais, primariamente a “escala local” (“home scale”) pode ser vista como uma escala na qual você está se baseando para improvisar um solo, uma digitação de escala dada relacionada a uma das cinco formações CAGED.
Na medida em que você comece a trabalhar com várias escalas (incluindo suas digitações e formações associadas) , tenha em mente os seguintes pontos:



  • Inicialmente, as duas notas mais importantes de uma escala local são sua nota fundamental e a 5a nota da escala (a tônica e a dominante - por exemplo, as notas Do e SOL na escala de DO). Estas notas serão críticas para a indicação de uma resolução na frase musical.

  • Ainda que o ouvido por si só possam guiar-nos em termos de quais notas de uma escala determinada se aplicam ou não a um acorde específico, você também deve estar atento às possíveis relações teóricas entre os dois, um processo que começa com um conhecimento da relação entre a escala e a harmonia, e leva a reconhecer outras formas dentro do contexto do próprio padrão de digitação da escala, especialmente as associadas a acordes e modos homônimos.

  • Uma escala local pode prover também um esqueleto estrutural no qual outras notas podem eventualmente ser adicionadas, de notas não incluídas na escala original, passando por alterações cromáticas ou mesmo extensões e alterações.
5 formatos do mesmo acorde, aliados à digitação de sua escala  
Exemplo em Ré maior 



Nenhum comentário:

Postar um comentário